terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Mente e Alma




A mente nunca entende. Com a mente não há compreensão. O entendimento é um fenômeno totalmente diferente em você: ele acontece somente na não-mente. A mente finge entender e nada entende. Ela é uma grande enganadora. Você somente pode entender quando puder começar a perceber e a sentir: você somente pode entender quando se dá conta de algo. A mente terá de ser colocada de lado. Este é o significado de ser um sannyasin: você coloca sua mente de lado e lentamente começa a se mover em direção a algo que de modo nenhum é a mente.

O que é a mente? O passado, o aprendido, o conhecimento que foi entulhado em você. A mente é um computador. A sociedade, os pais, os políticos e os sacerdotes a usaram, eles colocaram mil e uma coisas em você - essa é a sua mente, mas não é você! E essa mente pode ser colocada de lado, porque ela não é você! Você é a testemunha. Você não é o pensamento, mas aquele que percebe o pensamento passar rapidamente. Observe... quando um pensamento surge em você, você é o pensamento?
Você está sentindo raiva, amor ou compaixão e pensamentos estão surgindo em você - pensamento de raiva, amor ou compaixão, e há uma multidão deles passando, o tráfego de pensamentos. Você é esse tráfego? Então quem é aquele que percebe? Então quem está olhando para esse tráfego? O espectador não pode ser parte do tráfego, ele precisa ser transcendental ao tráfego. Você não pode ser a coisa que você está vendo. Aquele que vê nunca pode ser o visto. O meditador nunca pode ser aquilo sobre o que se medita. Quando você começa a observar sua mente e seus pensamentos, surge em você uma consciência totalmente nova: você se torna uma testemunha, um espelho. Esse espelho compreende. A compreensão é parte desse espelho.

OSHO

Trecho retirado do Livro: A Sabedoria das Areias - Discursos sobre o Sufismo.

4 comentários:

  1. Gostei muito desse trecho!
    Acho que p/ termos essa consciência é preciso muito treino... mas, se conseguirmos, muitos males poderão ser corrigidos e evitados em nós mesmos.
    Futuramente, vou procurar este livro p/ ler.

    ResponderExcluir
  2. Oi, Lilian! procura sim, minha flor... o livro é ótimo e o sufismo é a forma de se sentir ligado a Deus, em plena comunhão! adoro!

    ResponderExcluir
  3. Excelente, Osho é tudodebom.com
    Bjos querida, boa semana pra ti!

    ResponderExcluir

Paz profunda!